Inicial Quem somos Localização Contato
Boa Noite, hoje é dia 25 de Abril de 2018
Agenda Fique por dentro Nossos Professores Galeria de Fotos Parceiros Nossos horários Ballet Infantil e Baby Class Jazz Infantil Street Dance Convênios
Fique por dentro
 
09/12/2013
Origem da Vanera
 
A origem da VANERA remete ao ritmo cubano habanera. habanera ou havaneira em algumas traduções para o português, é um estilo musical criado em havana.   A habanera foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII. Foi sofrendo alterações em sua estrutura básica devido aos arranjos que lhe deram os músicos da EUROPA e assim, alterada, voltou às Américas através dos imigrantes portugueses e espanhóis por volta de 1866.
É uma música de compasso binário, com o primeiro tempo fortemente acentuado, com uma curta introdução seguida de duas partes de oito compassos cada uma, com modulação do tom crescente.
É uma dança que foi também, algumas vezes, aproveitada no repertório erudito, sendo o exemplo mais famoso a habanera da ópera Carmen, de Georges Bizet.
Da habanera derivam diversos ritmos , dentre eles a Vaneira dos Gaúchos.
Da habanera para atual Vanera, várias modificações foram feitas, na grafia e no andamento bem mais rápido, para se tornar bailável. Ao longo do tempo os conjuntos de baile gaúchos (fandangos) vêm desenvolvendo com sua experiência e criatividade vários padrões rítmicos em seus instrumentos típicos: acordeon, guitarra, baixo, bateria e pandeiro. Quer em suas apresentações ou em suas gravações. A Vanera conquistou um espaço privilegiado nos bailes gaúchos, sendo hoje, presença marcante e obrigatória em qualquer Fandango que se preze. Com alterações de andamento na execução, surgiram diversas variantes: vaneirão, vaneirinha.
         A vaneirinha é uma variante criada pelos gaiteiros riograndenses. Seu ritmo é executado um pouco mais rápido que a vaneira e mais lento que  que o vaneirão.
         Os passos da vaneirinha são idênticos aos da vaneira, dançados um pouco mais rápidos.
         O vaneirão é uma variante da veneira. Sua música é executada num ritmo rápido e é o que o distingue da vaneira  e da vaneirinha.
         Os passos de vaneirão são iguais aos passos da vaneira, apenas com um andamento mais rápido.
         Também conhecido como limpa banco, o vanerão, presta-se para o virtuosismo do gaiteiro de gaita piano ou botonera, sendo assim muitas vezes um tema instrumental. Quanto a forma musical o vanerão pode ser construído em três partes, utilizado em ritmos tradicionais brasileiros como o choro e a valsa. Quando cantado, dependendo do andamento e da divisão rítmica da melodia, exige boa e rápida dicção por parte dos intérpretes. O Vanerão com sua vivacidade exige bastante energia, tantos dos músicos, como dos bailadores de fandango.
         A vaneira e suas variações são dançadas com marcação 2 e 2, nos salões do Rio Grande do Sul, dançada puladinha(no que lembra o passo do bugio) ou arrastada, esta marcação é feita em qualquer direção. O homem inicia com o pé esquerdo indo em diagonal; logo depois, o  segundo passo é dado para frente. Entre estes dois movimentos, o outro pé desloca-se levemente em um pequeno arrastar. Os pés partem da posição inicial já indicada nos fundamentos da postura, sendo que os primeiros passos são feitos como se quiséssemos formar um horário de dez para as duas.
         Os movimentos dos passos da vaneira são idênticos ao do chote tradicional, cujos pares dançam enlaçados e não fazendo as figuras.
 

[+] Fique por dentro
20/03/2014 - Dançar faz bem a saúde !!!!
Dançar faz bem a saúde !!!!
A Dança e o corpo saudável. As danças em geral como uma atividade física, trazem muitos benefícios para o corpo. Muitas vezes a dança é usada como terapia e com o tempo é possível notar que os benefícios vão muito além do bem-estar físico. Ao começar a dar os primeiros passos de dança, a pessoa se desprende dos tabus, medos e preconceitos e aos poucos percebe a sua vida se t...
 
06/03/2014 - A dança e o seus Benefícios
A dança e o seus Benefícios
A Dança e o seus Benefícios : A maioria das pessoas dançam pela arte, amor e prazer. Além da imensa sensação de realização, a dança também promove muitos outros benefícios físicos e mentais para qualquer praticante, seja ele profissional ou não. Um estudo recente descobriu que dançar meia hora por dia reduz o risco de desenvolver a síndrome metabólica, que gera uma série de ...
 
14/02/2014 - Motivos para começar a Dançar
Motivos para começar a Dançar
3 BOM MOTIVOS PARA COMEÇAR A DANÇAR JÁ !!!! A dança deixa formas do seu corpo mais definidas, aumenta a sua resistência cardio-vascular e ajuda a emagrecer. Além dos benefícios físicos, a dança também é uma das atividades terapêuticas mais recomendadas, pois tem também bastante benefícios psíquicos inerentes á sua prática. Assim, deixo 3 motivos para que comece a dan&cced...
 
09/01/2014
Separação de João Carreiro e Capataz
A separação de João Carreiro e Capataz foi anunciada. Entenda os motivos e saiba mais sobre um possível retorno da dupla. João Carreiro e Capataz anunciaram a separação da dupla entre ontem e hoje, tendo a notícia divulgada em inúmeros sites sertanejos. Após a imagem, saiba mais sobre a separação de João Carreiro e Capataz e entenda os motivos que levaram essa separ...
 
17/12/2013
Zumba
Zumba   Zumba é uma modalidade Latina, uma aula de fitness-dança que incorpora música Latina e internacional, juntamente com passos de dança, cria uma dinâmica excitante e eficaz para um modelo fitness! O form...
 
 
Voltar
Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
3559 Repita o
código:
 
 
(11) 94745-1311 Whatsapp
atendimento@academiastilolivre.com.br
Atendimento On-line
Academia Stilo Livre de Dança
Rua Alabama, 76 
Parque Novo Oratório - Santo André / SP
(11) 94745-1311 
 
Sobre
- Quem somos
- Localização
- Contato
Mais
- Agenda - Fique por dentro
- Nossos Professores - Galeria de Fotos
- Parceiros - Nossos horários
- Ballet Infantil e Baby Class - Jazz Infantil
- Street Dance - Convênios
 
Academia Stilo Livre - Todos os direitos reservados.